terça-feira, 27 de abril de 2010

FICAR ATENTO

Esteja atenta ao seu filho, veja se ele enxerga bem. Baixas notas ou baixo rendimento escolar pode estar relacionado ao facto dele ter dificuldade em enxergar e não saber identifica-lo; ou até mesmo sentir-se envergonhado em admiti-la. Sabemos que os miúdos quando pequenos e necessitam usar óculos, ou aparelhos nos dentes tem este tipo de sentimento, sentir-se diminuído perante aos coleguinhas da escola. Para dissipar esta dúvida você mesmo pode fazer testes em casa com ele para verificar a dificuldade de visão, mas o mais indicado é que você leve-o a uma consulta com o oftalmologista. Somente um médico especializado na área oftálmica poderá avaliar e prescrever o uso dos óculos. Na primeira infância (dos 0 aos 8 anos) o sistema visual das crianças amadurecem, até esta idade de 8 anos o sistema é ainda imaturo. Portanto a indicação de uso de lentes correctivas é muito importante nesta fase. Há alguns distúrbios visuais que podem ser corrigidos nesta faixa de idade, e daí a importância de se detectar precocemente alguma dificuldade em enxergar que seu filho possa vir a ter.
Há dezenas de opções de armações de óculos, as quais devem ser confortáveis, leves e adequadas ao tipo de lente receitada pelo oftalmologista. As lentes de vidro normalmente não são utilizadas nesta faixa de idade, sendo preferíveis as lentes de policarbonato pela resistência e leveza, etc.
Seu óptico poderá dar-lhes todas as informações necessárias.
Karol

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Exame

Como saber se meu filho precisa de óculos? Como se faz o exame?
Natalia Silveira

O oftalmologista detecta a necessidade de óculos através de um exame ocular completo. Normalmente, as pupilas são dilatadas para que os músculos focados relaxem e permitam uma correta avaliação. Através de um instrumento especial chamado retinoscópio, o médico pode chegar à uma preescrição exata. O oftalmologista alertará os pais sobre a necessidade do uso de óculos ou se apenas precisará de acompanhamento.